Meu menino radical muçulmano

Fonte: My boy the radical Muslim » The Spectator http://buff.ly/1uIl931

04 de outubro de 2014

Por Claire Stevens (um pseudônimo)

Pergunte a si mesmo como você se sentiria 
se o seu filho começasse 
a jorrar bile, cheio de ódio, 
contra homossexuais, mulheres e judeus - 
ou a qualquer um, de fato, que não seja muçulmano.

00bd06b0dc88f3addc4bfb39c2f39e74Dois anos atrás meu enteado chegou em casa vestindo um “thawb” preto Árabe. Entrou na sala de estar e sorriu desafiadoramente para mim e para o pai, e nos perguntou como ele estava. Estávamos um pouco chocados, mas sendo Ingleses, é claro, dissemos que ele estava muito bonito.

Nosso menino nunca havia demonstrado qualquer interesse por religião antes de encontrar o Islã aos 16. Somos ateus, e o educamos para ser tolerante com todas as religiões, mas sempre tomando cuidado com qualquer um que venda respostas fáceis.

Tudo começou depois que ele deixou a escola. Ele estava se sentindo um pouco isolado, deprimido e vulnerável, depois de romper com sua primeira namorada, então ficamos satisfeitos quando começou a faculdade e alguns novos amigos apareceram. Eram todos jovens muçulmanos. Cerca de sete deles se empilhavam no quarto do meu enteado todas as noites e gostávamos de ouvir os gritos e uivos de adolescentes se divertindo.

Tudo parecia tão normal; tudo era tão normal. Tanto é que, quando um tapete de orações e livros didáticos sobre o Alcorão apareceram numa prateleira do seu quarto, que surgiu como uma surpresa. Seu pai e eu discutimos sua conversão entre nós mesmos, mas, ingenuamente, vimos isso como uma mudança cosmética.                         Isso era, nós pensávamos, uma versão do nosso menino virando punk ou vegetariano por alguns meses. Entendemos que essa “conversão” seria uma fase passageira e inofensiva. Estávamos errados.

Ao longo dos próximos meses, vimos o nosso menino, que conhecíamos, ficando soterrado sob um totalitarismo espiritual.           A palavra Islã significa submissão. Ela permite que você não ame mais nada; para ser um bom muçulmano, você deve entregar-se completamente.

Sob a tutela informal de seus novos amigos, o nosso menino avidamente assimilou as atitudes dos seus “irmãos” muçulmanos no lugar da sua personalidade anterior.

Por que, ele protestou, eu não cozinhava todas as noites? Por que eu não´tomava conta` dele e do seu pai como toda boa mulher (muçulmana) faz? Eu era preguiçosa, eu era irresponsável, ele dizia, com um pequeno sorriso de satisfação no rosto.                                     Senti-me zangada e triste.

Para manter a paz, eu tentei levar isso como uma brincadeira, informando-lhe que tinha uma carreira que envolvia mais do que apenas ter bebês. Aos poucos, porém, eu me encontrei desgastada pela sua atitude.

Não eram apenas as mulheres que se encontravam na ponta afiada da recém descoberta sagacidade do nosso menino . A notícia sobre o Afeganistão o levou a juntar-se a nós na discussão sobre política, algo que no passado não tinha nenhum interesse para ele.

Ele nos informou que os problemas na região eram causados pelos “judeus”; tudo de ruim no mundo poderia ser posto à porta dos “judeus”.  O Holocausto nunca aconteceu, ele insistia, e com o mesmo fôlego, dizia que “os nazistas deveriam ter acabado com todos eles’. “Os judeus” causaram a crise financeira mundial e, é claro, foram “os judeus” a razão pela qual ele não conseguia encontrar um trabalho. Não era porque ele não tinha qualificações e nem experiência de trabalho, apesar de que provavelmente era culpa deles também.

Antes da sua conversão, tínhamos assistido juntos o “Four Lions“, uma comédia de Chris Morris sobre jovens jihadistas britânicos, e rimos sobre os preconceitos idiotas do personagem branco convertido, o Barry. Agora o nosso adolescente normal, tinha sido substituído por uma caricatura.

Nós o desafiamos, pensando que  a razoabilidade poderia convencer. Mas nós não estávamos lidando com uma mente racional. Nosso menino muçulmano não ouvia nenhuma evidencia que pudesse atentar contra os seus argumentos e nem ele precisava de nenhuma evidência para justificar os seus preconceitos. Ele apenas balançava a cabeça diante da nossa ‘cegueira’, e da nossa ausência blasfema de fé.

Nós ainda veríamos, disse ele, com aquele sorriso familiar de satisfação aparecendo: está tudo no Alcorão. Deveríamos nos converter antes que fosse tarde demais.

Alguns de vocês lendo isso poderiam me repudiar como uma intolerante, preconceituosa, contra uma religião que eu não entendo. Mas por favor, perguntem-se como vocês se sentiriam se o seu filho começasse a odiar homossexuais, mulheres, judeus ou qualquer um, na verdade, que não seja um muçulmano?

Todos esses dias nós lutamos, nos esforçamos, choramos e ficamos tristes pelo nosso menino. Tudo o que queríamos era o nosso filho de volta.

Dois anos depois, nós começamos a fazer alguns progressos. Agora todos os dias ele retorna para nós um pouco mais. Seus olhos têm luz neles novamente. É quase como se ele estivesse se recuperando de alguma doença. Ele explicou sua reversão de forma sucinta:                     “Eu percebi que era bom o suficiente, que eu não tinha necessidade de seguir a ideia de alguém ou do que eu deveria ser.”

Ele agora pode assumir a responsabilidade por sua vida em vez de tentar culpar os outros. Ele está amadurecendo. Ele já não precisa do apoio de uma tribo, que é o que atrai os muçulmanos de todas as origens e nações para a ideia da jihad.

Cheguei a pensar que era a juventude, e não a perseguição ou a pobreza, que este grupo, o Estado Islâmico, têm em comum, um sentido embrionário de identidade. Para eles, culpar a América dos problemas do mundo é o equivalente a gritar com seus pais, dizendo que eles “nunca pediram para nascer”.

Toda vez que ouço de outro jovem que mentiu para sua família e foi participar da carnificina no Oriente Médio meu coração se parte. Você pode, se você quiser,  ignorar o problema da radicalização muçulmana dos nossos jovens nas mesquitas e nas ruas. Afinal, é muito fácil tolerar o que não o afeta imediatamente, e é bom sentir que se é liberal sobre o Islã.

Mas a lição que eu aprendi é que nós vamos ter que lutar por nossa democracia progressiva, porque embora você possa tolerar o Islã, o Islã não pode tolerar você.

Quando isso vive em sua casa, come sua comida, dorme sob seu teto, goza de todos os confortos que você fornece mas, ao mesmo tempo despreza você, então você será forçado a fazer uma escolha.

 

